“Pensamos em uma escola para crianças pequenas como um organismo vivo integral, como um local de vidas e relacionamentos compartilhados entre muitos adultos e muitas crianças. Pensamos na escola como uma espécie de construção em contínuo ajuste.”

Loris Malaguzzi (1990)

Nossos princípios filosóficos

Missão:  

Atender às expectativas e anseios dos pais em relação a serviços de apoio de qualidade na educação de seus filhos, proporcionando espaços/ambientes no qual a brincadeira infantil seja instrumento de aprendizagem para a criança significar o mundo.

 

Visão:

Ser referência em serviços de apoio para o desenvolvimento infantil com ética, comprometimento e excelência.

 

Valores:

  • Excelência nos serviços de apoio educacional às famílias.
  • Conquistar a preferência do cliente.
  • Criança em foco.
  • Espaço/ambiente seguro e acolhedor.
  • Pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas.
  • disposição para inovar e promover mudanças.
  • visão clara de onde quer chegar.
  • determinação para alcançar as metas estipuladas.
  • sustentabilidade econômica social e ambiental.

Quem somos nós

O Espaço de Desenvolvimento Ciranda Infantil, situada na Estrada Coronel Pedro Correia, nº 951,  no bairro da Curicica, se concretizou a partir do sonho de três educadoras que acreditam na brincadeira como instrumento de aprendizagem, através da exploração e da experimentação do mundo à sua volta. E é este espaço/ambiente rico em estímulos e trocas afetivas, desafiador, alegre e dinâmico que pretendemos oferecer ao nosso público. Um espaço/ambiente que “abra janelas de oportunidades”, levando a criança a aprender  sobre o outro, sobre si mesma e sobre o mundo.

“Ciranda, cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar.”
 

A palavra ciranda nos remete a ideia de movimento, música, união alegria, tão presentes na vida das crianças. A ciranda também nos lembra o círculo, esta figura geométrica tão simples semelhantes na forma a muitos objetos naturais e astros como o sol e a lua, por isto o círculo tem sido associado com  a própria vida. Por todas estas ideias é que escolhemos o nome, Espaço de Desenvolvimento Ciranda Infantil. Faremos desse espaço um local onde as crianças conversem e brinquem com muitas e variadas opções de brincadeiras… onde ela terá voz e observaremos o que ela faz em sua espontaneidade, corporeidade e nas relações com o grupo.

E nesta ciranda do desenvolvimento queremos que impere a diferença, a opção, a escolha, a possibilidade e a oportunidade, e também a autonomia, o respeito, a brincadeira, o ver, o ouvir, o amar, que criança seja criança e como tal, seja feliz.

Então que se faça barulho, que as vozes das crianças e as suas risadas ecoem por todo este Espaço.

Contamos com uma equipe completa de profissionais, que têm como características marcantes o compromisso ético, político e social, a competência técnica e a alegria revigorada pela presença das crianças; e desenvolvemos nosso trabalho num espaço, ambiente adequado às necessidades da educação de crianças pequenas.

O projeto político pedagógico do Espaço de Desenvolvimento Ciranda Infantil estampa o rosto dos profissionais que nele atuam, expressa a nossa identidade, mostrando quem somos nós, o que queremos e o que fazemos.

Nossos profissionais

…Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago, e me indago.
Pesquiso para constatar, constatando, intervenho,
intervindo educo e me educo.
Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e
comunicar ou anunciar a novidade.
Freire, 1996, p.32

Quem são eles?

Todos os profissionais que atuam na organização da instituição estão devidamente habilitados, conforme as determinações legais da Secretaria Municipal de Educação, especificadas na DELIBERAÇÃO E/CME Nº 22, DE 02 DE AGOSTO DE 2012, CAPÍTULO IV, ARTIGOS 15, 16, 17, 18.

O papel do educador – Fazer,avaliar e refazer.

Para trabalhar com crianças do Espaço de Desenvolvimento Ciranda Infantil, o educador terá que ter uma concepção integrada de desenvolvimento e Educação Infantil que dê a mesma importância às ações de cuidado e educação e as mantenham articuladas em rotinas – horários e espaços -demarcadas pela necessidade e demandas infantis. A organização cuidadosa do espaço deve ser seguida da observação de seu efeito sobre as interações e o brincar, pela avaliação de sua eficiência em relação aos objetivos pretendidos e, se for o caso, pela realização da modificação adequada, seguida de nova observação e avaliação. Fazer,avaliar e refazer.

Nesse contexto, ele tem papel fundamental, pois é ele quem na sua relação cotidiana com as crianças e pela sua sensibilidade, identifica necessidades, desejos,fortalece relações, promove experiências significativas de aprendizagens e administra,pelo planejamento, o uso pedagógico de diferentes recursos: materiais, brinquedos,jogos, livros, aparelhos tecnológicos, espaço físico e horários, numa relação em que as vivências de aprendizagem são uma via de mão dupla.

Temos ainda, uma equipe de profissionais que atuam nas oficinas de de música, psicomotricidade, circo, cultura popular e capoeira. As oficinas desenvolvidas por esses profissionais têm como objetivo propiciar às crianças o contato com as artes cênicas, plásticas e musical, favorecendo o lúdico, o conhecimento do corpo, de si e do outro.

Família: Uma parceria a ser construída

Temos ciência de que a família é o primeiro contexto social da criança e a principal responsável por sua educação. Quando uma criança chega ao nosso Espaço, compartilhamos com seus responsáveis a responsabilidade de educar e cuidar. Para nós, isso significa um sério compromisso na promoção do desenvolvimento, pois sabemos que a qualidade da relação instituição-família tem impacto direto na vida da criança. Por isto, entendemos  a relação com  cada família em sua dimensão social, respeitando os modos de agir e pensar dos responsáveis, valorizando seus costumes e tradições, mas simultaneamente, explicitando as metas, atitudes e prioridades do Espaço Ciranda Infantil.

 

Uma escola para todos

O trabalho em uma instituição de Educação Infantil se realiza através da relação com a criança, entendendo que, na construção dessa relação, o atendimento às suas necessidades é fator determinante da qualidade do trabalho que se deseja realizar.

Para entendermos o funcionamento de uma instituição de Educação Infantil, é preciso termos em mente um movimento dinâmico e constante no qual cada momento pode representar o início da compreensão de uma história de vida. É preciso entender que existe um conjunto de fatos acontecendo de forma contínua e que esses fatos deixam a marca de sua individualidade e do seu movimento de integração com o sentido da vida em cada criança. Portanto, esse trabalho exige a presença atenta, comprometida, efetiva e afetiva dos profissionais que nela atuam em todos os momentos.

Entre em contato

Endereço:

ESTRADA CORONEL PEDRO CORREA, 951
Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

Contato:

(21) 3827-2772
contato@espacocirandainfantil.com.br

Horário de Funcionamento:

Seg-Sex:  06:30hs – 20:00hs

Nos mande uma mensagem